quarta-feira, 17 de março de 2010

EDUCAÇAO FISICA ADAPTADA

As pessoas portadoras de deficiências possuem, como todos nós, uma gama de capacidades que podem ser desenvolvidas e aprimoradas através de um programa de educação física adaptada. Mas afinal, o que é educação física adaptada?

É um programa diversificado de atividades, jogos, esportes e ritmos, adequados aos interesses, capacidades e limitações do aluno com necessidades especiais. O objetivo da educação física adaptada é dar oportunidade ao portador de necessidades especiais de ter várias opções de esporte e lazer, mostrando o impacto destas atividades na qualidade de vida, nos aspectos físicos, sociais e psicológicos.

A idéia da educação física adaptada é a de incluir o aluno com necessidades especiais nas atividades físicas promovidas pelas escolas do sistema regular de ensino, pois, muitas vezes, esses alunos são dispensados devido a sua condição. A atividade motora adaptada é um dos meios que proporciona ao aluno com necessidades especiais condições de aumentar o repertório de movimentos. É através das atividades físicas que o indivíduo portador de deficiência pode estabelecer um novo conceito de corpo, passando a detectar e desenvolver os potenciais remanescentes, direcionando o pensamento, os motivos e o comportamento diante da sua condição. Por mais acentuada que seja sua limitação motora, pode-se conseguir com a educação física adaptada uma parcial ou completa adaptação à sua limitação e às solicitações do ambiente, em várias situações. Isto se torna possível porque o indivíduo redimensiona o significado do movimento dos membros remanescentes e, de alguma forma, elabora um vocabulário corporal próprio.

Citação bibliográfica:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos."Educação física adaptada" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002, http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=248, visitado em 17/3/2010.

Por que atividade física para o deficiente?

62 comentários:

  1. Era uma casa muito engraçada não tinha teto não tinha nada
    Ninguém podia dormir na rede por que na casa não tinha parede
    Ninguém podia fazer pipi, por que penico não tinha ali
    Ninguém podia entrar nela não, por que na casa não tinha chão
    Mais era feita com muito esmero na rua dos bobos, número 0

    ResponderExcluir
  2. era uma casa muito engraçada num tinha teto num tinha nada, ninguem podia dormir na rede porque na casa nao tinha parede ninguem podia fazer xixi pq pinico nao tinha ali, ninguem podia entrar nela nao porque na casa nao tinha chão mais era feita com muito esmero, na rua dos bobs numero 0

    ResponderExcluir
  3. Ana kelly
    Jessica Dayane 2°-A

    por que atividade fisica para o deficiente?

    É através das atividades físicas que o indivíduo portador de deficiência pode estabelecer um novo conceito de corpo, passando a detectar e desenvolver os potenciais remanescentes, direcionando o pensamento, os motivos e o comportamento diante da sua condição.

    ResponderExcluir
  4. Vou mandar um salve ae pra amanda máximo da xurupita, pra séphora da xupurita e pra kelly bagaceira

    ResponderExcluir
  5. Lyvio Bessa
    Juceildo Júnior

    2º "A"


    por que atividade fisica para o deficiente?

    É através das atividades físicas que o indivíduo portador de deficiência pode estabelecer um novo conceito de corpo, passando a detectar e desenvolver os potenciais remanescentes, direcionando o pensamento, os motivos e o comportamento diante da sua condição.

    ResponderExcluir
  6. Nome:Gabriela Sales
    Série: 2ºA

    A educação fisica adaptada tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida de portadores de deficiência fisica, como jogos , esportes e atividades diversificadas.






    Nome:Carolina Paulo
    Série: 2º A

    Porque eles merecem ter mais chance de ter suas proprias atividades como lazer , esporte para melhorar sua qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  7. Nome:Ntalia ysraelly
    Série: 2° A


    Por que é através das atividades físicas que o indivíduo portador de deficiência pode estabelecer um novo conceito de corpo, passando a detectar e desenvolver os potenciais remanescentes, direcionando o pensamento, os motivos e o comportamento diante da sua condição.

    ResponderExcluir
  8. Série: 2º "A"
    Nome: Francisco Yago Aguiar Sobreira
    Henrique Mendes

    Que atividade fisica para o deficiente?

    É através das atividades físicas que o indivíduo portador de deficiência pode estabelecer um novo conceito de corpo, passando a detectar e desenvolver os potenciais remanescentes, direcionando o pensamento, os motivos e o comportamento diante da sua condição.

    ResponderExcluir
  9. Nome: Alecxandra da silva Braz
    Série:2º a

    È dar oportunidade ao portador de necessidades especiais de ter várias opções de esporte e lazer.Para ajuda-los a adaptar as suas capacidades motoras.



    Nome:Thayane Nayara Pontes Xavier
    2° A
    È a de incluir o aluno com necessidades especiais nas atividades físicas promovidas pelas escolas do sistema regular de ensino, pois, muitas vezes, esses alunos são dispensados devido a sua condição.É através das atividades físicas que o indivíduo portador de deficiência pode estabelecer um novo conceito de corpo,para ajudá-los no desenvolvimento potenciais remanescente.

    ResponderExcluir
  10. jessica nayane pereira silva
    2 ano A

    Por que atividade física para o deficiente?

    Quanto mais exercícios físicos fizerem mais o corpo corresponde e o retorno será uma vida saudável, independente e prazerosa. Mesmo aqueles que precisem de auxílio para realizar exercícios, devem ter sempre em mente que ele é o responsável pelos cuidados com seu corpo.

    ResponderExcluir
  11. Damarys Yomara
    Izabelle Alves
    2° "A"

    Porque ela da oportunidades a eles de terem uma vida saudável e ao mesmo tempo extrovertida com todas as outras.Para também terem um bom desenvolvimento na vida de cada um.Terem também acesso atividades diferentes.Dessa forma podemos diminuir o preconceito q esxiste em todo o lugar.O governo poderia prestar mais ação voluntária pra os portadores de deficiência.As escolas deveriam dar mais oprotunidades pra as atividades práticas,e se necessário dispensar os q nao tiverm mesmo condições de realizar essas atividades,
    é através das atividades físicas que o indivíduo portador de deficiência pode estabelecer um novo conceito de corpo,passando a detectar e desenvolver os potenciais remanescentes,direcionando o pensamento,os motivos e o comportamento diante de sua condição.

    ResponderExcluir
  12. EEFM Presidente Geisel
    Turma: 2º A-Manhã

    Amanda Máximo diz: A Educação Fisica é impoortante para todos,independente de que seja defiente ou não!Todos temos direitos,e eles devem ser cumpridos.Na minha opinião deveria haver mais entrosamento entre escola e defientes,para que haja uma sociedade com diferenças!

    Jackson Fernandes diz:Para os alunos deficientes reconhecer a capacidade do própio corpo.

    Lucas Carvalho diz:A educação física é essencial e de suma importância independente de cor,sexo e deficiência.A Educação Física tanto para pessoas especiais ela serve como meio de afastar os limintes da deficicia.

    Kálytha Suiany diz:A educação fisica para deficientes é importante porque a educação fisica supera a defiencia tanto psicologica quanto física e mostra que não são incapazes de se superar.

    Séfora Hellen diz:Não importa se existe deficiência,pois o poder de superação é maior que as barreiras,e a educação fisica deve sim ser ensinada e aprendida por deficientes físicos,porque a educação fisica é superar barreiras

    TE AMAMOS JÔ

    ResponderExcluir
  13. porque mesmo com deficiencia as pessoas tem capacidade de praticar esporte com dedicação aos treinamentos eles poderam prarticar um esporte de acordo com sua deficiencia,e os deficientes estão conseguindo conquistar o seu espaço na sociedade vencendo o preconceito
    nome:italo ferreira da silva
    nome:danilo marcos santos barbosa
    serie:2ºA

    ResponderExcluir
  14. jessica nayane prira silva
    2 ano A

    Por que atividade física para o deficiente?

    Todos sabem que a prática de atividades físicas é de grande eficácia para a promoção da saúde e bem-estar, não diferente para pessoas portadoras de deficiências ou mobilidade reduzida.

    ResponderExcluir
  15. porque eles, os deficientes, mesmo tendo limitaçoes em determidados esportes eles possuem capacidades em outras áreas, que podem ser aprimoradas e fazer com que o preconceito que alguns sofrem, em relaçao oa esporte, seja abolido.

    Nomes:Carlos Mário R. Gomes;
    Sara S. de Oliveira.
    2º "A"

    ResponderExcluir
  16. a atividade física para o deficiente tem a função de proporcionar a eles uma oportunidade de lazer melhor e de integralo na sociedade desenvolvendo habilidades tanto físicas quanto mentais como qualquer outra pessoa independentemente de suas deficiencias,afinal todos nos fazemos parte dessa sociedade somos cidadões. 2 ano A aluno: FELIPE FERRUCIO F. LIMA

    ResponderExcluir
  17. eva talyta cabral albuquerque
    2º A
    . A atividade motora adaptada é um dos meios que proporciona ao aluno com necessidades especiais condições de aumentar o repertório de movimentos. É através das atividades físicas que o indivíduo portador de deficiência pode estabelecer um novo conceito de corpo, passando a detectar e desenvolver os potenciais remanescentes, direcionando o pensamento, os motivos e o comportamento diante da sua condição



    NOME:flavia tatiane lopes da silva
    2ºa

    atividades físicas que o indivíduo portador de deficiência pode estabelecer um novo conceito de corpo, passando a detectar e desenvolver os potenciais remanescentes, direcionando o pensamento, os motivos e o comportamento diante da sua condição. E mostrando que pessoas com necessidades fisicas também são capazes de praticar esportes é a atividade fisica é uma forma de inclui-los na sociedade

    ResponderExcluir
  18. Luana do nascimento Alcântara 2º A manhã

    A Educação física para os deficientes ajuda tanto na parte do respeito que os alunos iram ter uns com os outros independente de algum defeito físico ou não.É correto que a escola tenha essa iniciativa,não é só porque uma pessoa tem um defeito físico que temos o direito de exclui-la das atividade que a escola possui.

    ResponderExcluir
  19. nome: alyne(afonsina vieira herculano)
    seria: 2°"a"

    deficiente fisico como toda pessoa que não tem deficiencia fisica precisa praticar atividade fisica .
    apesar de lhe ajudar muito na vida pessoal vai lhe trazer muitos beneficios e vontade de viver ou seja assimilar melhor a falta de adptação para deficientes .

    ResponderExcluir
  20. NOME:LUCAS CARNEIRO MACIEL SERIE:2ª ANO "A"

    Porque é atraves das atividades fisicasque o individuo portador de deficiencia pode estabelecer um novo conceito de corpo,passando a detectar e desenvolver os potenciais remanescente,direcionando o pensamento, os motivos e o comportamento diante da sua condiçao.

    ResponderExcluir
  21. Ah The book is on the table

    you is a bitch

    Motherfucker
    .Ameeeem

    ResponderExcluir
  22. NOME: cicero igor lima alves 2° ano "H"

    a educaçõa fisica para deficientes hoje é muito importante, pois ajuda as pessoas com deficiencia adesenvolver praticas que ate então não tinha costume.
    e o mais importante ainda que com isso a pessoa se sentira mais envolta a sociedade não se sentindo excluido pela sua nessesedade

    ResponderExcluir
  23. Mônica Taiane
    2 "H"
    a como para nós , um deficiente fisico também precisa de uma atividade física melhorando assim sua propia auto-estima entre outras coisas :D

    ResponderExcluir
  24. Laís,Elizangela e Gabriel
    2º Ano "H"

    Para os alunos deficientes reconhecer a capacidade do própio corpo.Pois todos tem o direito de praticar atividade fisica independentemente da sua deficiencia!

    ResponderExcluir
  25. ALUNO : Ashley Dantas Nogueira
    Luana Rodrigues Pereira
    Serie: 2ºH


    Porque os deficiêntes fisicos se desenvolve mais rápido praticando a educaçao fisica e ajuda nos movimentos do corpo,com isso ele passa a se valorizar mais.

    ResponderExcluir
  26. de lembrança a ela depóis da janta!!Peitinho putinha

    by:Skyliner,Skylancer e Sefora Do burako

    Quem sou eu???


    EU SOU BOY DO CARRÃO

    QUem sou eu?

    QUE VAI BOTANDO PRESSão

    Nao kero nda a serio tow afim de fudição

    vlw ;)

    ResponderExcluir
  27. Leonardo Laurindo

    2 "H"

    A atividade fisica tras uma maior integraçao dos deficientes com os outros fazendo com que isso possa ate ter uma pequena diferença com o preconceito fazendo com que os deficientes se sintam mais junto com a sociedade!
    Tbm acredito qeu pode trazer melhoras para a sua deficiencia dependendo do que seja!

    ResponderExcluir
  28. elvislanha Xavier
    2 "H"

    é muito importante para o desenvolvimento psicologico e ajuda muito o deficiente a interagir com a sociedade :D

    ResponderExcluir
  29. Flávia Duarte, Lalesca Alves,Jaqueline Silva 2° ano H'


    a educação fisica adptada tem como finalidade interagir portadores de deficiências,em atividades motoras que farão com que eles possam aumentar e melhorar os seus movimentos assim podendo estabelecer um noco conceito de corpo.

    ResponderExcluir
  30. Aluno: Paulo Daniel série; 2H.
    para que assim o deficiente físico possa desenvolver seu potencial, fazendo com que assim essas pessoas não se sintam excluidas no meio esportivo.

    ResponderExcluir
  31. ALUNO:JEFFERSON GEARY. 2ºH
    porque é preciso dar oportunidade ao portador de necessidades especiais para que eles tenham varias opções de esportes e lazer,e mostrar o impacto destas atividades naqualidade de vida,nos aspectos fízicos, sociais e psicológicos.

    ResponderExcluir
  32. Aluno:Rubson Aleff Araujo Gonçalves
    Aluno:Fco Thiago Vieira
    Aluno:Givaldo Lobo
    serie:2º H

    Porque os deficientes fisicos se desenvolve mais rapido praticando a educação fisica e ajuda nos movimentos do corpo,com isso ele passa a se valorizar mais.²

    ResponderExcluir
  33. Francisco Geraldo Dantas Neto 2 "H"

    Poeque a atividade física para o deficiente?

    Porque o deficiebte físico também tem direito como qualquer outra pessoa ela precisa de um lugar que tenha laser e esporte.Dessa maneira ele irá se sentir como qualquer pessoa normal,além de ter a oportunidade de se divertir.Qualquer deficente também é normal.XD

    ResponderExcluir
  34. lorena e erbeson 2 ano "H"17 de março de 2010 10:23

    por que e uma estimulação pra ele se desenvolver em todos os movimentos,não so pra os movimento mais tambem pra os pensamentos que muitos tem de não poder fazer nada quando tem deficiencia ...que tambem e uma forma de pensa deferente.

    ResponderExcluir
  35. i am single ladys!!!

    ResponderExcluir
  36. Janayna Ferreira e Andressa Kelly 2º H

    Porque educação física para deficientes ?

    Pois é uma forma de portadores de deficiencia interagirem com todos. Também é uma forma de aumentarem seus potenciais fisicos e psicologicos.

    ResponderExcluir
  37. de lembrança a ela depois da janta
    peitinho!!!!
    Quem sou eu?
    Eu sou o boy do carrão
    Quem sou eu?
    Que vai botando pressão
    Quem sou eu?
    Que só pega mulherão
    Não quero nada sério
    Eu tô afim de curtição

    ResponderExcluir
  38. o fato de ser deficientes nao os impede de praticar a educaçao fisica. nomes:maria das dores maria paloma natalia soares luiz santos

    ResponderExcluir
  39. de lembrança depois da janta

    Peitinho!!!!

    Quem sou eu?
    Eu sou o boy do carrão
    Quem sou eu?
    Que vai botando pressão
    Quem sou eu?
    Que só pega mulherão
    Não quero nada sério
    Eu tô afim de curtição

    ResponderExcluir
  40. turma da tarde 2 ano "H"

    Raquele e Ana Lucia

    Por que ajuda nas abilidades motoras.

    ResponderExcluir
  41. Aluno:Lanai Alencar.'2°H'

    A atividade fisíca para o portador de deficiência pode ser mais do que prazeiroso pode ser um modo de desenvolver atividades como fisícas e mentais a atividade física para o deficiente tem a função de proporcionar a eles uma oportunidade de lazer melhor e de integralo na sociedade desenvolvendo habilidades tanto físicas quanto mentais como qualquer outra pessoa independentemente de suas deficiencias

    ResponderExcluir
  42. nom= Cicero Eduardso de Souza Candido
    2*ANO "H"
    Porque é atraves da educaçâo fisica que o deficiente consegue se adaptar com o seu propio corpo fazendo q com ele consiga uma cordenaçao motora mais agil e diexando seu corpo primorado com desenvolvimento e melhorando o modo de comportamento com os beneficios que a atividade fisia lhe da,pois somos diferente mas melhor der q um deficiente ñ.

    ResponderExcluir
  43. a educaçao fisica : é atraves da atividades fisicas que individuo portado de deficiencia pode estabelecer um novo conceito de corpo, passando e detectar e desenvolver os potenciais remanescentes,direcionando o pensamento,os motivos e o comportamento diante da suas condiçoes.
    para que o deficiente montre que tambem pode praticar educaçao fisica.com a educaçao fisicaadapta uma parcial ou completa adaptaçao a sua limitaçao e as solicitaçoes do ambiente em varias situaçoes.a ideia que se pode ter com educaçao fisica e incluir o aluno portador de deficiencia nas atividades fisicas promovida pela escola do sistema regular de ensino.é da espaço ao deficientes. para que ele montre do que eles sao capaz.




    nome:thayna pereira brito
    serie:2"h"

    ResponderExcluir
  44. mama u mama mama u lala lady gaga. uiiii...

    ResponderExcluir
  45. porque com a educaçao fisica os deficientes conseguem se adaptar com o seu propio corpo fazendo q com ele consiga uma cordenaçao motora mais agil e diexando seu corpo primorado com desenvolvimento e melhorando o modo de comportamento com os beneficios que a atividade fisia lhe da,pois somos diferente mas melhor der q um deficiente ñ.

    THAYRONE

    ResponderExcluir
  46. sophia yasmim 2 ano "E"

    atividade física deve ter também para os deficientes pois eles tem o mesmo direito que nois e eles devem conhecer melhor o seu corpo. eles ainda tem mais direito que nois normais

    ResponderExcluir
  47. Anne Karollyne Oliveira Leite - 2º E

    Para a inclusão dos mesmos e possibilitando a sua melhoria de vida , o seu bem-estar , fazendo com que eles se sintam bem dentro da sociedade sem preconceitos e discriminações.

    ResponderExcluir
  48. a educaçõa fisica para deficientes hoje é muito importante, pois ajuda as pessoas com deficiencia adesenvolver praticas que ate então não tinha costume.
    e o mais importante ainda que com isso a pessoa se sentira mais envolta a sociedade não se sentindo excluido pela sua nessesedade.

    WELITON 2º "E"

    ResponderExcluir
  49. Sarah Pereira, 2º e

    Porque através das atividades físicas o deficiente pode conhecer melhor seu copo e desenvolvê-lo da melhor forma possível de acordo com a sua limitação.

    ResponderExcluir
  50. Franciele Gomes Lima

    Série:2"E"

    Para inseri-los na sociedade, deixando todos com direitos iguais, sem diferença ou preconceito...

    ResponderExcluir
  51. Nayane kelly S. Sampaio
    Tatiane pricila Gomes
    2º E

    Para mostrar que assim como qualquer pessoa os deficientes mesmo com suas delimitações são capazes de realizar atividades físicas.Assim tem um estimulo a mais pra viver.

    ResponderExcluir
  52. alunas:natalia maria
    serie: 2 ano "E"

    Acho que serve para que os deficientes se intreguem mais na vida social, até masmo para aqueles que se acham excluidos da vida social.

    ResponderExcluir
  53. É através das atividades físicas que o indivíduo portador de deficiência pode estabelecer um novo conceito de corpo, passando a detectar e desenvolver os potenciais remanescentes, direcionando o pensamento, os motivos e o comportamento diante da sua condição.

    IGOR 2º "e"

    ResponderExcluir
  54. Tainá Santos Barbosa

    Série:2 "E"

    Para todos terem direitos iguais...

    ResponderExcluir
  55. nome;Nayara clementino cunha
    série;2º ano``E´´

    porque é uma forma dos deficiêntes aumentar seu potencial,e também interagir com as pessoas.

    ResponderExcluir
  56. aluna:suyane rodrigues da silva
    serie :2 ano "E"
    a educaçao fisica faz com que o deficiente se adapter a seu proprio corpo mesmo com seus defeitos faz com entenda que na vida nem tudo esta perdido tendo uma razao na vida pra viver com amo e sendo amado por todos os conhecidos.

    ResponderExcluir
  57. educação física é a de incluir o aluno com deficiencia, necessidades especiais nas atividades físicas promovidas pelas escolas do sistema regular de ensino, pois, muitas vezes, esses alunos são dispensados devido a sua condição. A atividade motora adaptada é um dos meios que proporciona ao aluno com necessidades especiais condições de aumentar o repertório de movimentos.A ed fisica ajuda muito os deficientes a um novo conseito de corpo passando a se desenvolover remanescente o pensamento,os motivos e comportamento diante das suas condiçoes. Também é uma forma de superar os preconceitos sobre a deficiencia.

    Talícia santana
    2° E

    ResponderExcluir
  58. atividade física proporciona a inclusão social de pessoas com deficências e através da atividade eles podem conhecer melhor o seu corpo e superarem suas limitações;*


    Graziela 2 E

    ResponderExcluir
  59. Tatiane pricila
    2ºE
    Na atividade física o deficiente mostra que suas limitações são superadas com esforço e força de vontade, assim mostram pra sociedade que podem ter uma vida normal e com saúde.

    ResponderExcluir
  60. Fernanda dos Santos Barbosa

    Série:2"E"

    Para desenvolver-se socialmente

    ResponderExcluir
  61. A idéia da educação física adaptada é a de incluir o aluno com necessidades especiais nas atividades físicas promovidas pelas escolas do sistema regular de ensino, pois, muitas vezes, esses alunos são dispensados devido a sua condição. A atividade motora adaptada é um dos meios que proporciona ao aluno com necessidades especiais condições de aumentar o repertório de movimentos.

    Rebeca filgueira
    2° E

    ResponderExcluir
  62. rodrigo pianco de lima 2º E


    eles devem exercer a pratica da ed.fisica para que possao proporcionar a si proprio um melhor desenpenho fisico e de capacidade de utilizar as suas superaçoes de maneira saldavel e por muito tempo.

    ResponderExcluir