segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Confira os benefícios da corrida e as dicas de especialistas para a prática

NE TV / NOTICIAS 04/11/2010

É preciso tomar cuidado com o tênis, que deve ser compatível com o tipo de pisada do dono; a corrida é um excelente exercício para o coração, para circulação sanguínea, para baixar taxas de colesterol

Da Redação do pe360graus.com
Reprodução / TV Globo
Foto: Reprodução / TV Globo
Todo mundo sabe que fazer exercícios é bom pra saúde. Nas ruas, nos parques, nas academias, sempre encontramos pessoas caminhando ou correndo. Há pessoas que preferem a esteira e outras que optam por correr nas ruas.

A corrida é um excelente exercício para o coração, para circulação sanguínea, para baixar taxas de colesterol. Nas esteiras mais modernas, dá para controlar velocidade, ritmo, intensidade. O impacto nas articulações é menor. Por isso tudo é ideal para quem está começando a praticar corrida.

“O iniciante pode começar na esteira, porque é menos impacto sofrido, acarreta menos lesões”, explicou o professor de Educação Física Fernando Brito.

A estudante Brenda Guimarães corre duas vezes por semana na esteira: “correndo na avenida você bate nas  pessoas, têm que diminuir a velocidade, eu tenho medo de ser assaltada”, contou.

Há quem ache monótono, mas o conforto fala mais alto: “geralmente venho para fazer musculação e aeróbico. Então não vou pra rua fazer as coisas. Mas sempre que posso vou à Avenida correr”, declarou a empresária Danielly Freitas.

Mas tem gente que não deixa por nada de correr ao ar livre. Para quem quer perder peso, essa é a melhor opção: o vento exige mais esforço do corredor, e aqui também não há esteira para ajudar nas passadas.

O engenheiro mecânico Benjamim Miranda defende a prática ao ar livre “é um exercício de mais impacto, porque não tem a proteção da esteira, a gente se sente mais do no do corpo, a gente trabalha outras coisas que, na esteira, talvez, não dê pra gente trabalhar. Sempre procuro r correr nas ruas, onde posso conhecer outros cenários”.

Correr na rua exige atenção redobrada em alguns itens, conta o professor Fernando Brito: “tênis apropriado para a pisada de cada um, camisa, shorts adequados, estar bem protegido”.

Na esteira ou no calçadão não esqueça: antes de praticar qualquer exercício peça orientação ao médico e faça alongamentos de 10 minutos antes e depois da corrida.

No Recife existem 21 Academias da Cidade, programam municipal que dá educação física gratuita para toda a população.  Lá é possível praticar exercícios acompanhado por um professor e melhorar a saúde. O espaço funciona das 5h30 às 8h e das 17h30 às 20h.

Uma das professoras do espaço, Liana Emerenciano (foto 2), recomenda o aquecimento e o alongamento: “o alongamento é um exercício importante para pessoa caminhar, mas pode ser feito apenas aquecimento. Quando terminar o exercício é importante fazer um trabalho de relaxamento. O importante é que as pessoas se movimentem desde criança. Não é problema fazer atividade, contanto que se respeitem os limites do corpo. O alongamento deve sentir que estar ‘puxando’, mas não é preciso doer”.

TIPOS DE PISADA
Os três tipos de pisadas que existem são: supinada, neutra e pronada. Os supinadores possuem uma pisada que começa na borda externa do calcanhar e continua na mesma linha, aumentando o impacto entre as articulações.

A neutra começa no lado externo do calcanhar e movimenta o pé ligeiramente para dentro. A planta dos pés desses corredores apresenta um arco que vai até a linha média da base do pé. Geralmente quem tem o arco do pé normal apresenta pisada neutra.

Os pronadores iniciam a pisada com a parte externa do calcanhar e continuam rolando o pé excessivamente para dentro. Esse tipo é visto com mais frequência entre as mulheres por conta da anatomia preparada para a gravidez o parto.

Para fazer corrida tem que ter um tênis com amortecimento e adequado com o seu tipo de pisada, segundo o ortopedista Marcelo Salazar (foto 3): “é preciso respeitar o tipo de pé que se tem, porque se houver deformidades no pé, haverá problemas. Existe uma biomecânica para marcha e corrida. O apoio do pé tem que ser inicial no calcanhar. Se você tem o problema de pé-chato, por exemplo, é um ruim porque na hora em que o pé é apoiado pode provocar pressão no joelho, podendo causar problemas na articulação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário