De
acordo com Vieira e Cavalcante (2002, p. 45), Jogos populares são
aqueles conhecidos também como jogos de rua em que seus elementos podem
ser alterados, decididos pelos próprios jogadores, com flexibilidade nas
regras, e sem exigir recursos mais sofisticados pois sua origem estar
na cultura popular. Uma das características dos jogos populares, é que
as mudanças dentro do jogo, ficam a critério dos participantes, e para
que possam ser desenvolvidas não se faz necessário a utilização de
materiais industrializados, sua pratica é realizada em convívio
harmonioso, de forma livre espontânea e prazerosa, sendo uma
manifestação desenvolvida desde os tempos mais antigos, que visa a
ludicidade.
Os jogos populares na constituição da cultura corporal infantil
De acordo com Kishimoto (1993, p. 15-16) que denomina jogos populares de “jogos
infantis tradicionais”, compreender a origem e o significado dos jogos pede
uma investigação das raízes folclóricas. Para autora, a determinação das
origens dos jogos infantis se fundamenta na história brasileira e na
constituição do seu povo. Desta forma, nos diz que “veio com os primeiros
colonizadores o folclore lusitano, incluindo os contos, histórias, lendas e
superstições que se perpetuaram pelas vozes adocicadas das negras, e também
os jogos, festas, técnicas e valores” (idem, p. 18).
Graças a essa afirmação, podemos concluir que grande parte dos jogos
tradicionais popularizados ou regionalizados, como a amarelinha, bolinha de
gude, pula-corda, pião, chegaram ao Brasil pelas mãos dos colonizadores
portugueses, outros foram incorporados da cultura indígena e afro-brasileira.
Kishimoto revela assim como a modalidade de jogos infantis ou populares está
inserida como cultura. “essa cultura não oficial, desenvolvida, sobretudo,
pela oralidade, incorporando criações anônimas das gerações que vão
sucedendo”. (idem, ibidem, p. 15).
Por tais argumentos, afirmamos que os jogos tradicionais infantis contêm um
forte elemento folclórico, e assumem características de anonimato, dando
assim a entender que por estes aspectos, é muito difícil conhecer a origem
desses jogos: “Sabe-se apenas que os jogos infantis tradicionais são
provenientes de práticas abandonadas por adultos, de fragmentos de romances,
poesias, mitos e rituais religiosos, tradicionalidade e universalidade dos
jogos assenta-se no fato de que povos distintos e antigos como os da Grécia e
Oriente brincavam de amarelinha, de empinar papagaio, jogar pedrinhas”.
(KISHIMOTO, 1993, p. 15)
São, portanto, os jogos populares, expressões de uma cultura corporal
comunitária e que merecem melhor repercussão no ambiente escolar bem como na
prática pedagógica da Educação Física num contexto de educação infantil
e ensino fundamental. As tatuagens expressas nos jogos populares são valores
que, incorporados, contribuem de forma significativa para a construção
formal do sujeito.
Esses jogos foram transmitidos de geração em geração através de conhecimentos empíricos e permanecem na memória infantil. Muitos jogos preservam sua estrutura inicial, outros se modificam, recebendo novos conteúdos. A Força de tais jogos explica-se pelo poder da expressão oral. Enquanto manifestação espontânea da cultua popular, os jogos tradicionais têm a função de perpetuar a cultura infantil e desenvolver formas de convivência social. (KISHIMOTO, 1993, p.15).
Alguns tipos de jogos populares:
1.
Barra Manteiga
2.
Chicotinho queimado.
3.Pega-pega
4.Capoeira
5.
Pula-corda
6.
Peteca
7.
O mestre mandou
8. Coelho sai da toca
9.Cirandas
10.
Pegou-gelou (estátua)
11.Garrafão
12.
Muda cacique
13. Amarelinha
14. Bila
15. Pipa
16. Rouba bandeira
17. Elástico
18. Esconde - esconde
Entre outros.
Bem grande e esse texto
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