terça-feira, 16 de junho de 2009

PIRÂMIDE NUTRICIONAL




Alguns problemas físicos podem ser minimizados através da alimentação:

Pessoas com pouca atividade física costumam ser obstipados e uma dieta rica em fibras promove um melhor funcionamento intestinal.
A quantidade de calorias necessárias deve ser observada com muito critério, pois em pessoas com pouca atividade física, o número de calorias necessárias é evidentemente menor do que para pessoas ativas.
Deve-se tentar incluir o horário das refeições em conjunto com os familiares independente do estado do indivíduo.
Estudos têm demonstrado que pacientes que se alimentam solitariamente são menos nutridos e apresentam maiores distúrbios comportamentais quando, alimentam-se antes ou depois dos familiares.
Os que necessitam de suplementação vitamínica ou algum reforço dietético devem receber orientação médica.
A ingestão adequada de líquidos é fundamental e deve ser mensurada. Se não houver registro, corre-se o risco de se perder a noção do quanto foi ingerido.
De um modo geral, salvo em condições especiais, se aceita que se deve ingerir em torno de 2 litros de líquidos nas 24 horas do dia.
Se subtrairmos desse total a quantidade de líquidos contidos nos alimentos, poderemos preparar garrafas ou vasilhames graduados com sucos e outras modalidades para que tenhamos a noção exata do que está sendo consumido ao longo do dia.
A quantidade deve ser determinada em função das condições de cada caso, com um enfoque totalmente personalizado e isso deve ser feito pelo médico.
Pacientes frágeis ou portadores de quadros demenciais podem esquecer de mastigar tendo que ser lembrados para que mastiguem o alimento antes de tentar degluti-los. Nesses casos, o uso de dietas pastosas ou alimentos cortados em pequenos pedaços favorece a alimentação.
O sabor deve sempre ser levado em conta e não se deve confundir dieta pastosa com algo disforme e de origem absolutamente desconhecida, em virtude de simples liquidificação da refeição.
Determinados alimentos como purês, sopas cremosas, gelatinas, pudins e outras modalidades de alimentos nesta consistência devem ser priorizados e inseridos no cardápio diário.
Os doces em geral, se não houver restrições, são muito apreciados incluindo os sorvetes que podem ser enriquecidos com pedaços de frutas e outros como castanhas e amendoim ralados.
Pacientes portadores de doenças como insuficiência cardíaca e outras condições devem ser analisados individualmente.
O manejo da incontinência urinária pode passar por uma criteriosa restrição de líquidos a partir de um certo horário, na tentativa de minorar os acidentes de incontinência urinária, especialmente à noite.
Enfatizamos a imperiosa necessidade de que o médico estabeleça a quantidade de líquidos necessária a cada paciente, assim como o uso do sal, gorduras e outros alimentos relacionados com determinadas doenças.

Um comentário: