quarta-feira, 17 de março de 2010

Novas perspectivas da integração do deficiente.

A integração das pessoas portadoras de deficiência insere-se no conjunto do processo político, econômico e social exige a formulação e o desenvolvimento de programas nos diferentes níveis da administração e a conjugação de esforços de todos os segmentos da organização social e da vida coletiva. Pois não só os indivíduos sofrem no corpo e na mente as deficiências que o atingem: o preconceito e o desconhecimento ferem a cidadania, afetam a organização da sociedade, introduz na economia um ônus que poderia ser evitado.

A integração de pessoas portadoras de deficiência tem, aliás, raízes nas condições de vida de grande parte da população, determinadas pelas distorções de renda vigente.
Constata-se desse modo que a maioria das pessoas portadoras de deficiência não recebe nenhum atendimento semelhante ao prestado ao restante da população e que não foi atingida por qualquer medida que a habilite a integrar-se normalmente à sociedade. O governo entende que, coordenando e incentivando ações por órgãos de diferentes esferas administrativas, há de se obter a racionalização dos resultados a alcançar. a ampliação de prevenção e atendimento e a efetiva integração social das pessoas portadoras de deficiência."
(AUSTIN,p.13,1986).

Sociedade e Estado são uma só realidade no ataque a este problema, pois só é a nação que sofre, numa décima parte de seus filhos, limitações que podem ser evitadas, recuperadas ou compensadas, mas cuja manutenção já não se pode tolerar.
Um programa de conscientização não estará completo enquanto se limitar à divulgação de informações - importantíssimas e essenciais; ele visa, em última instância, a mudança de ordem prática: uma atitude de atitude. Seu objetivo central é permitir que a sociedade venha se tornar sujeito deste programa, única forma duradoura de encontrar o caminho para a sua superação

7 comentários:

  1. Ana kelly
    Jessica Dayane 2°-A

    por que atividade fisica para o deficiente?

    É através das atividades físicas que o indivíduo portador de deficiência pode estabelecer um novo conceito de corpo, passando a detectar e desenvolver os potenciais remanescentes, direcionando o pensamento, os motivos e o comportamento diante da sua condição.

    ResponderExcluir
  2. QUE AJUDA NA RECUPERAÇÃO DA DEFICIENTE DELE. E AJUDA A ACABAR COM PRECONCEITO E QUE NOS AJUADR A VER ESSAS PESSOAS QUE SOFREM DESSE PROBLEMA COM OUTROS OLHOS..

    RODRIGO 2A MANHÃ.

    ResponderExcluir
  3. Nome : wandeson klysney cavalcante silva
    2º A
    No meu conseito de educação física,todos devem participar,principalmente os deficientes fisicos.Eles que já sofreram tanto preconceito,deveriam ser considerados um pouco mais pela sociedade.
    Conserteza eles não tem a mesma abilidade que uma pessoa normal,eles tem seus próprios limites!Seria interessante que o governo fizesse alguns projetos que podessem acabar com tais preconceitos!

    ResponderExcluir
  4. NOME:ALINE ALVES
    SÉRIE:2° ANO A

    POR QUE ELES SÃO PESSOAS COMO TODAS AS OUTRAS,E ATRAVÉS DA ED.FISICA ELES ESTABELECEM UM CONCEITO DE CORPO E AJUDA NA SUA RECUPERAÇÃO

    ResponderExcluir
  5. Nome:Fernanda Angra
    Nome:Magdala Maxcimichaele
    Série:2° "A"

    porque os deficientes tem o direito de ter uma boa educação fisica como também pode estabelecer um novo conceito no corpo eles tem menos movimento para praticar um exercicio mais é possivel porque o rendimento pode movimenta de alguma forma o corpo..


    o portador de deficiente não tem atendimento quanto a população porque o desenvolvimento do corpo não é igual ao do que não é a população ta sofrendo muito com esse preconceito que também pode ser evitado e esse também é um caminho para a sua superação..

    ResponderExcluir
  6. Porque,ajuda a acabar com o preconceito sobre essas pessoas, nus fazendo ter uma visão modificada sobre elas,vendo que são capazes de desenvolver tarefas como qualquer pessoa"normal",ou, até mesmo melhor do que pessoas que não possuem deficiencia.E também, ajuda no desenvolvimento da recuperação da sua deficiência.

    O texto mostra que para todos os esportes, existe uma adaptação especial para cada deficiÊncia.

    Alunos:Luanna Wanessa, Iuri Sousa.
    2° ano "A"
    TURNO:MANHÃ.

    ResponderExcluir
  7. realmente gostei de sabe de tudo isso e mostra q mesmo diante ads dificudade a vida não acabou mas sim um outro modo de vida as vezes mas feliz é sabe q pode isso acontece com qual que um de nos por que todos nos somos a mesma coisa fomos feito d amesma maneira deles.e sabe q nada ta acabado nos da mas confianca.não so confia em vocé mesmo mas em deus que e maior q todos nos.

    ResponderExcluir