terça-feira, 11 de maio de 2010

GOLS

- Qual o gol mais bonito? Maradona dribla 6 ingleses na Copa-86

Aos 11 minutos do segundo tempo do jogo Argentina x Inglaterra, válido pelas quartas-de-final da Copa do Mundo de 86, Maradona recebe a bola no meio do campo, cercado por dois marcadores. Dieguito consegue se livrar de ambos e dispara velozmente em direção ao gol adversário.

Driblou seis rivais ao todo, incluindo o goleiro Shilton, e com um leve toque de esquerda faz um gol de placa. Antes da obra-prima, El Pibe de Oro havia aberto o placar aos seis minutos depois de ludibriar o árbitro Ali Naceur, da Tunísia. O craque saltou com Shilton e claramente deu um soco de esquerda na bola que entrou. Para o espanto geral, o juiz validou o gol. Após o jogo e vitória da Argentina por 2 a 1, o craque disse que a jogada foi obra da "Mano de Dios" (mão de Deus).


- Qual o gol perdido mais incrível? Muller, do Brasil, contra a Argentina

No melhor jogo do Brasil na Copa de 90, na Itália, o time do técnico Sebastião Lazaroni se despediu da competição com a derrota por 1 a 0 para a Argentina, gol de Caniggia após jogada genial de Diego Maradona. A Seleção apresentou um bom futebol naquela partida e encurralou o rival em seu campo.

As oportunidades foram criadas e desperdiçadas. No segundo tempo, o panorama não se alterou, com duas bolas na trave argentina e vários gols perdidos por Muller. Mas o maior erro do atacante são-paulino ocorreu quando faltava apenas um minuto para o encerramento da partida.

A Argentina já estava vencendo o jogo por 1 a 0 quando o brasileiro recebeu a bola livre, cara a cara com o goleiro Goycoecha. Muller, no entanto, se afobou e chutou bisonhamente para fora, jogando no lixo a chance do empate.


- Qual o jogador que marcou mais gols em uma edição da Copa? Just Fontaine, artilheiro da Copa de 58

Vestindo a camisa 17 da França, Just Fontaine marcou 13 gols em seis jogos que disputou na Copa do Mundo de 58, na Suécia. Até hoje ele carrega o recorde de gols em um único mundial.

A sua grande atuação contribuiu para que seu país chegasse ao terceiro lugar no torneio. Fontaine começou a carreira na union Sportive Marrocaine. Logo depois se transferiu para o Nice, onde ficou de 1953 a 1956.

Porém, foi jogando pelo Stade Reims, de 1956 e 1961, que o artilheiro ganhou notoriedade. Conquistando duas vezes o Campeonato Francês (1958 e 1960), além de uma copa nacional. Era um jogador veloz par se infiltrar na área, com chute forte e bom cabeceio, qualidades que ajudou o jogador a marcar 27 gols em suas 20 participações internacionais.

Apesar de se aposentar precocemente aos 29 anos por causa de uma fratura dupla de tíbia e perônio, Fontaine marcou 163 gols na carreira e foi o artilheiro do Campeonato Francês em 1958 e 1960.


Nenhum comentário:

Postar um comentário