terça-feira, 11 de maio de 2010

TÉCNICOS

- Qual o maior técnico da história? Rinus Michels, inventor do Carrosel Holandês

Chamado em 1974 pela Real Federação Holandesa de Futebol para dirigir a seleção na Copa de 74, na Alemanha, Rinus Michels, entrou para a história. O treinador fez com que sua equipe adotasse o futebol total.

O time se estruturava num esquema 4-3-3 dinâmico, onde todos atacavam e todos defendiam. Não havia posições fixas já que todos os jogadores circulavam com e sem a bola num carrossel mágico que deixava os adversários tontos.

A circulação era a chave do sucesso da Laranja Mecânica com constantes variações pelas beiradas do campo. Já em 74 o Carrossel Holandês marcava sob pressão, tentando asfixiar o rival em seu próprio campo. O sistema funcionou tão bem que a Holanda chegou a disputar o título mundial. Perdeu para a Alemanha por 2 a 1, mas Michels acabou sendo eleito pela Fifa em 99 como treinador do Século.


- Qual o único técnico a participar de cinco copas por países diferentes? Bora Milutinovic (86, 90, 94, 98, 2002)

Bora Milutinovic tem a honra de ser o técnico que dirigiu cinco seleções em edições de mundiais. Sua primeira Copa foi a do México em 86. Quatro anos depois, na Itália, comandou a Costa Rica, adversário do Brasil na primeira fase.

Em 94, assumiu o comando dos Estados Unidos e amargou a eliminação novamente diante de uma equipe brasileira. Na França, em 98, foi o treinador da Nigéria. No Mundial de 2002, na Coreia do Sul e no Japão, esteve à frente da China. Nesta Copa de 2010, Parreira também comandará cinco seleções diferentes em cinco Copas.


- Qual o único técnico bicampeão mundial? Vittorio Pozzo, Itália, nas copas de 34 e 38

Único treinador bicampeão mundial, o jornalista italiano Vitorio Pozzo, dirigiu a Itália nas campanhas vitoriosas de 1934 e 38. Assumiu o cargo devido à amizade com o ditador Benito Mussonili.

O Duce achava que o jornalista, que militava na imprensa, reunia todas as virtudes para ser o comandante da Squadra Azzurra no Mundial de 34. Ainda mais em casa. Pozzo é também o recordista de partidas como treinador da seleção italiana. Em toda a carreira dirigiu a Azzurra em 95 partidas, com 63 vitórias, 17 empates e 15 derrotas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário