quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Alimentação saudável

10 alimentos para colocar na lista de compras


Se você é daqueles que entra no supermercado e vai direto para o corredor dos doces, precisa dar uma olhada nessa lista. Pesquisadores da Universidade Yale desenvolveram um sistema para dar notas aos alimentos, o NuVal System. Quanto mais saudável, melhor a sua posição no ranking. A pontuação é feita com base em mais de 30 elementos presentes (ou não) nos alimentos.
A conta é a seguinte: ganha pontos os alimentos com nutrientes bons, como vitaminas, fibras, minerais e antioxidantes. Perde pontos os que apresentam vilões na composição, como gordura saturada, sódio e açúcar.
Nos Estados Unidos, vários supermercados já indicam o valor NuVal de cada produto nas etiquetas de preço ou em panfletos. Isso ajuda o consumidor a escolher melhor os alimentos. Por exemplo, entre presunto e salame, é melhor levar o primeiro, com 27 pontos contra 7.

Nós selecionamos os 10 alimentos que estão no topo do ranking e podem ser encontrados em qualquer supermercado. Mas nem vai esperando encontrar biscoitos e chocolates na lista. Os campeões são todos frutas e legumes. Na próxima vez, o jeito é começar as compras pela seção do hortifrutti.


1. Laranja

2. Vagem

3. Brócolis

4. Couve-flor

5. Kiwi

6. Repolho

7. Alface

8. Morango

9. Quiabo

10. Espinafre


2 comentários:

  1. o teste e muito grande não deu pra ler

    ResponderExcluir
  2. O texto retrata a importância do sono para nossa saúde e mostra também que a maioria dos adolescentes não dormem o suficiente, um dos maiores motivos é a internet.

    Nágila, Fernanda 1º"I"

    ResponderExcluir