segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A Influência da propaganda na alimentação



A propaganda é uma das principais formas de se divulgar produtos.
Seu papel é tornar o produto anunciado algo mais desejado e necessário.
Muitas vezes, para conseguir esse resultado, a propaganda tenta passar
a idéia de sucesso e modernidade ao produto que está sendo divulgado.
No entanto, a rapidez com que novos produtos são criados e colocados
no mercado os transforma em algo que parece descartável, antigo e que
não serve mais. Isto acontece porque outros produtos são criados para
substituir aqueles anteriormene divulgados, o que resulta em um grande
ciclo de consumo. A propaganda, principalmente na televisão, incentiva
o consumo de alimentos que nem sempre são essenciais ou fazem bem
para a nossa saúde.
Um grande problema é que são anunciados muitos alimentos que têm,
em excesso, nutrientes que não devem ser consumidos em grande quantidade
(como já vimos, a gordura saturada, a gordura trans, o açúcar e o sódio).
Ao contrário disto, tornou-se menos comum vermos propagandas que
estimulem o consumo de verduras, legumes, feijão, frutas e outros
alimentos saborosos e ricos em nutrientes.
Para ajudar a proteger a saúde da população, a Agência Nacional de
Vigilância Sanitária começou a discutir, com toda a sociedade, os caminhos
para a melhoria da propaganda de vários produtos; entre eles, os alimentos.
A idéia é que as propagandas não coloquem em risco a saúde das pessoas,
principalmente a das crianças.




Nenhum comentário:

Postar um comentário