segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Entre os esportes e as notas

Atletas e bons alunos


Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
O Diarinho foi até algumas escolas do Grande Recife que levam as atividades esportivas muito a sério e conheceu uma galerinha que não descuida dos estudos

Quando se está na escola, um momento muito esperado pela galerinha é a aula de educação física, não é verdade? Sair, correr, pular, dançar, jogar bola, entre as várias atividades que essa aula traz. Tem uma garotada que leva o esporte a sério, como gente grande mesmo. Treina durante a semana, vai para campeonatos for a de Pernambuco e alguns para for a do Brasil! É muita responsabilidade mesmo. No meio de tantas atividades, como fica aquela aula que você precisou perder por conta daquela competição, ou aquela prova que você não teve a oportunidade de fazer? A equipe do Diarinho foi em algumas escolas e conversou com alguns atletas mirins de várias modalidades para saber como eles fazem para conciliar o tempo de estudos com os esportes.

A lição que vem do vôlei
As meninas do voleibol mirim do Centro Escolar Carochinha são as atuais campeãs brasileiras do esporte. Para a jogadora Marina Brito Alves, 14 anos, saber administrar bem o tempo é muito importante. "Eu já tive que parar de treinar para recuperar minhas notas. Não gostei muito mas serviu de incentivo para que isso não acontecesse de novo. Depois fiquei prestando atenção em tudo o que acontecia para não deixar que isso me impedisse outra vez de jogar", contou a menina. Já para Tereza Amorim, de 14 anos, o voleibol a fez se tornar uma menina menos egoísta. "Sempre fui elétrica e adoro praticar esportes. O esporte me ensinou muitas coisas, inclusive como ser mais responsável, não só com meus estudos mas também com minhas amigas. Hoje em dia eu sou menos explosiva e até mais comunicativa", disse.


Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
Futsal e muitas amizades
Às vezes a criançada não sabe qual o esporte vai gostar até chegar na quadra, pedir para jogar ou simplesmente experimentar. A pequena Maria Gabriela Batista Cordeiro, de 13 anos, sentiu vontade de jogar futsal quando viu o seu irmão praticando. "Eu comecei jogando com os meninos. Não tinha dificuldade em jogar com eles, eu sempre fui muito esforçada. Jogo futsal desde os 5 anos de idade", contou a menina. Ela está estudando no Instituto Santa Emília, em Olinda e este ano já participou do campeonato Pernambucano de Futsal, o Brasileiro e a Copa Olinda.

"Minha mãe disse que se eu quisesse fazer futsal no colégio eu deveria manter minhas notas altas. Até porque, o esporte é uma parte da minha vida mas o estudo é muito mais importante. Quando viajo para campeonatos, alguns professores dão aula extra de tarde e às vezes eu deixo meu caderno com alguma amiga minha. Elas copiam toda a matéria para mim", disse Gabriela.

Natação e cooperação
Não dizem por aí que "filho de peixe, peixinho é"? O pequeno Lucas Gomes Coelho de Oliveira, de apenas 9 anos, descobriu cedo a paixão pela natação. "Bem, eu vi meu pai nadando uma vez. Ele me incentivou e eu acabei gostando muito", contou sorridente. O menino, que está no 3º ano fundamental do Colégio Salesiano, já tem alguns troféus na estante. "Ganhei fita azul no campeonato do Norte/Nordeste, medalha de Ouro no Nordestão e participo de várias competições. Não tenho dificuldades em conciliar meus estudos com a natação porque meus professores ajudam e meus colegas de sala também", disse o pequeno nadador.

O esporte também pode ajudar a saúde e no condicionamento físico da garotada. Foi assim que Caroline Cristine Gomes Barbosa, de 12 anos, descobriu sua paixão pela natação. "Eu tinha asma, por isso comecei a nadar. Atualmente, sou campeã pernambucana do Norte/Nordeste e tenho a melhor marca nacional nos 200m livres. Estudar é importante porque se um dia se eu quiser parar de nadar tenho meu estudo como base. Eu treino bastante e tenho ajuda dos professores e alguns amigos quando preciso faltar para competir", disse a menina.

Muita competição e disciplina!

Praticar esportes não faz bem somente ao corpo da criançada, ajuda também no seu comportamento e na disciplina. Quem faz artes marciais sabe muito bem do que isso se trata. O jovem José Aslan, de 13 anos, estuda no Colégio Boa Viagem (CBV), pratica judô e jiu jisto, tem a semana muito corrida e a maioria dos finais de semana ele passa competindo. "É muito puxado mas eu gosto. Treino todos os dias e me esforço bastante nos estudos", contou o menino ao Diarinho.

Com rotina de gente grande ele tenta reservar tempo entre tantos compromissos e competições. "Já fui para o México, Chile, Estados Unidos e outros estados do Brasil. Sou campeão pan americano de jiu jitsu na minha categoria (mirim) e acho que para você não perder o pique nos estudos é necessário se esforçar e ter disciplina, saber separar seu tempo. Às vezes eu tenho dificuldade, mas meus professores me ajudam quando preciso faltar aula por conta de campeonato", disse. Atualmente, ele é patrocinado pelo grupo Unimed Guararapes.

2 comentários:

  1. Lucas:Que bom!!!!Isso é bem legal,interesante

    ResponderExcluir
  2. Tayuan: Muito lecau essa parada de diarinho.. gostei mto.. :D "aa, eu n sabia q a "Carochinha" eram as atuais campeãs brasileiras do esporte
    Gostei do q lí,

    ResponderExcluir