terça-feira, 30 de novembro de 2010

Lesões Esportivas...




1)Luxação:É o deslocamento traumático agudo ou permanente das superfícies que compõem uma articulação e que, assim, perdem suas relações anatômicas normais. Pode originar-se de traumatismo, malformação (luxação congênita) ou de lesões outras, como artrites que incidam sobre articulação. Trata-se de uma lesão grave.

2)Entorse : é um movimento anormal de uma articulação, que vai além da capacidade dos ligamentos daquela região. A entorse pode provocar lesões ligamentares e pode ocorrer sem que haja, necessariamente, luxação (ou seja, sem que os ossos da articulação saiam do lugar). Outros nomes comuns são "mau jeito", estiramento ou distensão de ligamento.

3)Distensão ou estiramento : dá-se quando as fibras musculares ou os tendões alongam-se além do seu normal.

4)Contusão : quando existe um trauma em qualquer parte do corpo provocado, por exemplo, por uma pancada, um chute ou uma bolada que gera um hematoma.

5)Fratura: a perda de continuidade de um tecido ósseo. Pode ser com ou sem desvio. Atletas podem ter fraturas por estresse, ou seja, por excesso de atividade. As fraturas da tíbia são as mais freqüentes.

6)Cãibra : é a contratura involuntária do músculo. Pode ocorrer por diversas causas, como o acúmulo de ácido lático, ou devido a uma alteração no metabolismo de alguns elementos, como sais minerais, potássio e cálcio, entre outros. O músculo entra em espasmo e contrai sem controle voluntário do organismo.

7)Tendinite: inflamação no tendão, cordão ou feixe fibroso que fica na extremidade dos músculos, devido à repetição excessiva de movimentos, mas que só inflama quando se torna repetitivo e crônico. 

Normalmente, primeira medida para estas lesões é aplicação de gelo, depois procure serviço médico...após o tratamento.

Para reduzir os riscos de lesões, certifique-se de:
  • Fazer o aquecimento antes do exercício. Faça de 5 a 10 minutos de atividade aeróbica leve, como trotar no lugar os subir escadas, para aquecer seu corpo para o exercício mais vigoroso.
  • Alongar todos os grupos musculares principais - de forma suave - antes e depois do exercício.
  • Usar todos os equipamentos de segurança associados ao seu esporte como: braçadeiras, protetor bucal, joelheiras, etc.
  • Aprender novas atividades com alguém que tenha conhecimento (treinador, instrutor ou professor de educação física) antes de tentar qualquer coisa por conta própria. 
  • Conheça seus limites. Se você é nova nos exercícios, vá bem de leve no começo da nova atividade. Você pode sentir-se bem no momento, porém o mais provável é que novas atividades físicas a deixarão de alguma forma dolorida no dia seguinte mesmo que não pegue pesado. 
  • Evite exceder-se. Muito exercício pode ser tão ruim quanto pouco exercício. Você pode aumentar significativamente o risco de lesões se exercitar demais ou com muita freqüência. Certifique-se de tirar pelo menos um dia na semana para que seu corpo se recupere.
  • Beba bastante água antes, durante e depois dos exercícios físicos. Beba ainda mais em dias quentes quando realizar atividades físicas ao ar livre. Mesmo que esteja frio, você irá suar e precisará de bastante água para manter-se hidratada.
  • Escute o seu corpo. Dor é um sinal de que algo está errado e você deve responder a isso descansando. Não tente continuar os exercícios "superando a dor" ou estará arriscando-se a sofrer lesões mais sérias que poderão colocá-la fora de ação por um bom tempo.

Um comentário:

  1. OLÁ JÔ,

    BELISSIMA AULA.

    SOFRI MUITAS DESTAS JOGANDO FUTEBOL (RS).

    EXCELENTE POSTAGEM.

    CONVITE :

    CONHEÇA MEU BLOG: HUMOR EM TEXTO, COM A CRÔNICA DE HUMOR DA SEMANA:

    “TEREZA MARGARIDA , A DEBUTANTE QUE NÃO DEBUTOU”.

    AQUI VOCÊ NÃO ENCONTRARÁ PORNOGRAFIA, NEM CONTEÚDOS QUE POSSAM FERIR SUA DIGNIDADE,

    É HUMOR E...DE GRAÇA!

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir