terça-feira, 16 de junho de 2009

Problemas Osteoarticulares

Problemas que afetam as articulações são extremamente comuns em idosos sendo a principal causa de limitações físicas e locomoção.
Estima-se que a metade da população geriátrica tenha problemas nessa área.
O “reumatismo” é uma das doenças características do envelhecimento.
As doenças osteoarticulares em idosos são mais difíceis de serem identificadas e tratadas do que quando acometem a população mais jovem.
Os exames relacionados, radiológicos e laboratoriais, costumam mostrar diminuição do espaço articular, alterações da massa óssea, osteofitos (bico de papagaio) sem que estejam necessariamente relacionados com sintomatologia exuberante.
Um outro agravante é que, na maioria das vezes ,esses problemas articulares não estão limitados e localizados em uma única articulação.
Normalmente, mais de uma articulação está comprometida como no caso das osteoartrites, artrite reumatóide etc. aumentando substancialmente o risco de limitações das atividades e da independência.
Uma outra constatação é que muitas doenças reumáticas não possuem cura definitiva e assim ,muitas vezes, o tratamento sempre será de longo prazo como no caso as bursites e tendinites.
A doença discal intervertebral não é muito prevalente em idosos, porém essa população apresenta muitos problemas de dores nas costas em função principalmente do achatamento vertebral e de microfraturas motivadas pela osteoporose.
O câncer ósseo (especialmente metástases) nessa região também é uma causa freqüente de dor lombosacra.
Muitas doenças reumatológicas são mais prevalentes em idosos como a polimialgia reumática e a pseudogota.
O tratamento das condições reumatológicas em geriatria sempre traz consigo potenciais perigos sejam pelo risco cirúrgico ou pelos efeitos colaterais dos medicamentos geralmente indicados.
CAUSAS DE PROBLEMAS
Ossos - Músculos - Articulações
Lesões Periarticulares
Os maiores representantes desta condição específica são as bursites e as tendinites.
Os sintomas das alterações que envolvem as estruturas próximas às juntas com tendões e ligamentos normalmente se manifestam com dor quando algum movimento é realizado, mas não todos.
A dor piora a noite, se intensifica em determinadas posturas corporais e costuma estar localizada não propriamente na articulação e sim em seus arredores.
Outra característica dos sintomas é a ausência de rigidez matinal, febre, diminuição do apetite ou emagrecimento.
O médico, no exame físico, pode constatar a dor típica pedindo que o paciente tente levantar o braço, por exemplo, aplicando uma certa resistência ao movimento para verificar a presença de problemas no ombro.
Problemas Mecânicos
Esse problema costuma estar relacionado com traumas que lesaram a cartilagem (revestimento ósseo) ou os ligamentos (estruturas fibrosas que unem os ossos).
Os pacientes se queixam de dor acompanhada de limitações funcionais intermitentes.
A dor pode aparecer subitamente.A presença de edema da articulação (inchaço) é freqüente.
Podem se queixar de travamento articular depois de determinado movimento.
No exame físico o médico constata que ao esticar o membro inferior, por exemplo, e fazer uma pequena torção lateral o paciente acusa dor no joelho comprometido.

4 comentários:

  1. eu queria saber oque e osteoarticulares alguem pode me informar

    ResponderExcluir
  2. OSTEO -> Osso
    ARTICULAR -> Articulação

    Sistema Osteoarticular -> Sistema que envolve ossos e articulações do corpo humano. É isso!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho mais dor na minha perna e quando estou em repouso

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho mais dor na minha perna e quando estou em repouso

    ResponderExcluir